BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

sábado, 30 de março de 2013

SOBRE A IDEIA DOS MICROCONTOS


Acabei topando com algo que me intrigou, os microcontos, que me pareceu muito similar, quase análogo ao que ocorre no consultório de Psicánalise. Experimentarei criar nesse campo, mas antes "copiarei e colarei" uma boa definição que encontr...ei no blog http://chapeleiro--louco.blogspot.com.br/2010/02/microcontos.html:

"Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte. No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.


O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas trinta e sete letras:


Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.


Assim como o americano Ernest Hemingway é autor de outro famoso miniconto. Com apenas vinte e seis letras, mas por trás das quais há toda uma história de tragédia familiar:


Vende-se: sapatos de bebê, sem uso.



Uma das definições de microconto estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir o seu envio através de mensagens SMS, evidenciando uma das características do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação."