BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

terça-feira, 16 de julho de 2013

DITO SOBRE LACAN: LACAN E A TRANSFERÊNCIA ERÓTICA ("ISSO NÃO É PSICANÁLISE!")


“Uma vez fiquei surpreso com uma intervenção pesada e inapelável de Lacan. Tinha em análise uma jovem que, no decorrer do trabalho, fez uma transferência erótica comigo; minha presença física dominava a cena: por exemplo, ela respirava a fumaça de meu charuto com avidez, dizendo quanto ela gostaria de ser essa fumaça que eu respirava e entrar dentro de mim. Lacan cortou a sessão e me disse: “Isso não é psicanálise”. Não esperava uma intervenção dessas, porque achava que era o efeito de uma transferência passional, mas superável. Nos tempos que se seguiram, tentei corrigir a situação e interpretar essa transferência erótica, atenuá-la e corrigir a situação, mas não adiantou; a paciente dava o tom erótico a cada um de meus gestos. Enquanto eu contava para Lacan o que acontecia na relação transferencial, Lacan se levantou e me disse: “É preciso acabar com essa analise, até logo, meu caro”. Sempre esperei conseguir fazer a paciente voltar a uma relação transferencial normal, ou seja, deserotizada. Mas a intervenção de Lacan era definitiva e inapelável. Foi só mais tarde que entendi a oportunidade daquela decisão.”

 

In: HOUBBALLAH, A.  Supervisão com Lacan. In: DIDIER-WEILL, A.; SAFOUAN, M. (orgs.) Trabalhando com Lacan: na análise, na supervisão, nos seminários. Rio de Janeiro, Zahar, 2009. p. 44-50.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...