BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DITO SOBRE LACAN... UM GRANDE HOMEM E O PSICANALISTA


"O analista, mesmo que não seja famoso, é, por obra e graça da transferência, um grande homem para seu analisando. Deve, portanto, zelar para se manter no lugar mesmo do semblante, como objeto a, destinado a cair, e é por sua capacidade fazê-lo que, in fine, seu estilo será apreciado. Porém não é a mesma coisa ser um grande homem para todos e sê-lo apenas para seu paciente. O que ocorre se, à medida que este último o “dessupõe” de seu saber, o analista, por seu lado, inventa saber em “jato contínuo”? Se Lacan foi um suposto saber para seus pacientes, também foi, para esses mesmos pacientes, aquele que inventava, que descobria, em suma, aquele que sabia. Lacan não foi ele mesmo vitima do que eu chamaria sua alienação de grande homem, que vem, grileira importuna, desalojá-lo em parte de seu lugar de objeto a, lugar do semblante indispensável para sustentar o discurso analítico e destinado a cair no final do percurso? Não digo, claro, que Lacan não manejasse o semblante com a sua sabida genialidade, mas que esse grande homem, esse mestre nele, parasitou – mais do que ele previu, e sobretudo, se deu conta – seu lugar de analista."
 
In:  SIMONNEY, D.  Lacan, grande homem. In: DIDIER-WEILL, A.; SAFOUAN, M. (orgs.) Trabalhando com Lacan: na análise, na supervisão, nos seminários. Rio de Janeiro, Zahar, 2009. p. 99-111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...