BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

sábado, 1 de junho de 2013

DITO SOBRE LACAN... DEITAR NO DIVÃ É O MESMO QUE HUMILHAR-SE?


"E vou lhes dar um exemplo que me vem à memória. Uma paciente, vinda para curar um complexo de inferioridade, indignava-se porque eu a fazia deitar no divã – posição que a punha em inferioridade, dizia ela. Eu ia lhe dizer que era um protesto feminino, depois pensei que essa interpretação era inútil e fui falar com Lacan sobre meu embaraço. Ele logo me disse: “Mas por que você não lhe disse que ela estava justamente ali para falar dessa posição?” Foi uma surpresa para mim: eu me perguntava por que eu não o havia feito. Encontrei a resposta mais tarde: eu estava imbuído demais de minha posição – posição de superioridade -, por isso eu não pudera dizer isso a ela. Eis um exemplo que nos surpreende, nos toca e nos deixa diferentes daquilo que éramos antes de falar com Lacan."
 
In: SAFOUAN, M.  Entrevista com Moustapha Safouan: testemunho. [1993-1994]. Quartier Lacan. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2007. Entrevista concedida a Alain Didier-Weill, Emil Weiss e Florence Gravas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...