BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DITO SOBRE LACAN... PATRÃO DE GLÓRIA...


"Lacan costumava maquilar seus atos dando-lhes um ar de farsa, fingindo sobretudo interesse pelo dinheiro. Essa maquilagem não resiste à prova. Que necessidade tinha ele, na sua idade, depois de ter juntado uma bela fortuna, daqueles poucos honorários colhidos no verão de agosto. Na verdade, se Lacan gostava muito de dinheiro, não havia nele nenhuma rapinagem, e ele podia ser de uma generosidade espantosa. Sua secretária Glória me contará, depois de sua morte, a seguinte história. Um dia ela lhe pediu autorização para ausentar-se de tarde. Ele perguntou o motivo. Buscar um apartamento, disse ela, pois o proprietário do seu apartamento lhe pedira para deixá-lo. Horas mais tarde, Lacan informou-a de que Sylvia, sua esposa, havia encontrado um apartamento para ela.

'Mas eu nunca vou poder pagar o aluguel desse bairro!

- Quem está falando de aluguel? Se ele lhe convier, dou-lhe de presente'”.

 
In: HADDAD, G.  O dia em que Lacan me adotou: minha análise com Lacan. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. 303 p.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...