BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

domingo, 12 de maio de 2013

CARTAS DE FREUD... EXPLORADO PELOS AMERICANOS

CARTA DE FREUD ENDEREÇADA A FERENCZI EM 22/10/1909

“Escrevo-lhe apressadamente, porque de outra forma não seria possível. A exploração é à americana. Quase não tenho tempo para viver, muito menos para trabalhar. Ainda por cima, Stanley Hall, em uma carta realmente amável, lembrou-me de minha promessa relativa às Cinco Lições. Por ora, terminei realmente apenas metade de uma página. Há muito menos pacientes chegando do que pacientes regulares, o que faz com que dificilmente eu possa redistribuí-los. Os pacientes são nojentos, proporcionando-me a oportunidade de realizar novos estudos técnicos(...) Uma pequena descoberta dos últimos dias alegrou-me mais do que poderiam os doze artigos do Dr. Aschaffenburg. Um filólogo, chamado Abel, publicou no ano de 1884 um escrito denominado “Os sentidos opostos das palavras primitivas”, que afirma nada mais nada menos que, em muitas línguas – no egípcio antigo, no sânscrito, no árabe, e mesmo no latim – oposições são expressas com a mesma palavra. O Sr. facilmente adivinhará que aspectos de nossas observações sobre o Ics são dessa forma confirmados. Há muito tempo não me sentia tão triunfante. Estou me ocupando também do Leonardo da Vinci.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...