BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

terça-feira, 28 de maio de 2013

DITO SOBRE LACAN... AS FÉRIAS DO ANALISTA


"Cheguei à Rua de Lille em alguns minutos. A sala de espera estava vazia e fui imediatamente admitido em seu escritório. Estava esperando por uma entrevista particular. Não foi nada disso, e sim, como de costume, convidou-me a deitar no divã. Falei do marasmo que tomava conta de mim. A sessão se prolongou por alguns longos minutos.

“Eu imaginava”, concluiu Lacan antes de acrescentar estas estranhas palavras: “Voltei de férias especialmente por você. Estava inquieto com você... com a sua análise quero dizer”.

O que significava essa declaração? Esse convite para retomar urgentemente as sessões? Em todo caso, tal preocupação por minha pessoa não podia permanecer isolada. Era preciso equilibrar seu efeito por uma contramedida desagradável.

“Como estou aqui especialmente por você, você me pagará o dobro do preço habitual, ou seja, 400 francos. Vejo-o de novo quarta-feira que vem na mesma hora”.

Lacan parecia alegre. Ao sair, notei a presença de outro paciente na sala de espera. Se ele voltara das férias especialmente por mim, eu dividia então esse privilégio com alguns outros.

Na semana seguinte, embora admitido diretamente em seu escritório, notei que a sala de espera começava a se repovoar. Houve uma terceira sessão desse tipo, na última semana de agosto. Dessa vez o consultório reencontrara sua afluência habitual."

In: HADDAD, G.  O dia em que Lacan me adotou: minha análise com Lacan. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. 303 p.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...