BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

domingo, 12 de maio de 2013

DITO SOBRE LACAN... NO TELEFONE


"- Gostaria de marcar uma hora com o doutor Lacan.
- No momento não posso incomodá-lo – disse-me a mulher; era Glória. – O senhor pode telefonar às seis?
Acomodei-me diante da montanha de caixas e esperei.
Seis horas. Glória de novo.
- Aguarde um minuto.
- Escute, ele pode me receber ou não?
- Não desligue, o doutor Lacan quer falar com o senhor...
Falar comigo? Eu só queria que ele me recebesse. Será que os massagistas, dentistas ou alfaiates exigem uma entrevista prévia antes mesmo de marcar hora?
Aí, de repente, a voz monocórdica, arrastada, que desdobrava o som de cada fonema...
- Sim?
- Eu gostaria de vê-lo.
Enfrentei um longo silêncio.
- Por quê? - perguntou Lacan.
A única idéia que me ocorreu foi que eu estava com as mãos úmidas. Durante pelo menos um minuto, não me saiu som algum da garganta.
Finalmente, me ouvi dizer:
- Não ando nada bem."
In.: REY, P.  Uma temporada com Lacan. Tradução de Sieni Maria Campos. Rio de Janeiro: Rocco, 1990. 173 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...