BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

quinta-feira, 30 de maio de 2013

DITO SOBRE LACAN... RITMO DE TRABALHO E HORÁRIO DO CONSULTÓRIO


"Quando pela primeira vez me dirigi ao n. 5 da Rua de Lille, no outono de 1969, Lacan, com quase setenta anos, apesar dos cabelos já inteiramente embranquecidos, nada tinha de um ancião. Eu ficava impressionado com sua energia, a voz segura, o andar. Ele atendia os primeiros pacientes a uma hora bem matinal – tive consultas por volta das oito horas da manhã e não era o primeiro a esperar – e fechava o consultório após as vinte horas. O momento do almoço era antes breve, já que a partir das treze horas e trinta costumávamos ser muitos a nos amontoar em sua sala de espera. Quanto às férias, à exceção do mês de agosto, de uma semana no Natal e na Páscoa, de alguns dias em fevereiro, ele sempre estava ali, no posto, em seu querido n.5 da Rua de Lille. Ao contrário de muitos analistas, o ofício nunca parecia cansá-lo e com certeza o uso (e o abuso) das sessões curtas o ajudava a agüentar. Um tal modo de vida e de funcionamento atesta que, se ele gostava de dinheiro, este evidentemente não era sua motivação principal."
 
In: HADDAD, G.  O dia em que Lacan me adotou: minha análise com Lacan. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. 303 p.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...