BLOG QUE TRATA DE PSICANÁLISE

Um blog que diz de Freud, Lacan, Psicanálise, subjetividade, condição humana e outros assuntos afins, quase sempre muito interessantes...

terça-feira, 14 de maio de 2013

DITO SOBRE LACAN... PAGAMENTO DE FALTAS NAS SESSÕES


“Começo de março de 1980.

- Quanto lhe devo? – disse-lhe eu. – Porque, afinal, o senhor me deixou na mão durante um mês.

Resposta:

- O senhor mesmo pode calcular.

Estimei que, no fundo, a ausência era responsabilidade sobretudo minha, gastava eu ter telefonado mais cedo. Calculei: um mês = tantas sessões + tantas supervisões = 5 mil francos.

- Não tenho essa quantia comigo, posso lhe deixar um cheque caução, amanhã trago o dinheiro?

- Isso mesmo.

Preenchi o cheque e lhe perguntei:

- Ponho em nome de quem?

Berros de Lacan:

- Glória, Glória! Ela irrompe imediatamente.

- Ensine Patrick a fazer um cheque.

Ele, batendo os pés sem sair do lugar, eu, voltando-me para ela:

- Em nome de quem?

Sem hesitar, ela disse:

- Em nome do Outro, com o O maiúsculo – e arrancou o cheque de mim nas barbas de Lacan.”

 

In.: VALAS, P.  Passes: o sabre e o pincel. In: DIDIER-WEILL, A.; SAFOUAN, M. (orgs.) Trabalhando com Lacan: na análise, na supervisão, nos seminários. Rio de Janeiro, Zahar, 2009. p. 122-133.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por pensar junto...